Algumas pessoas sentem que nunca alcançaram o sucesso financeiro, mesmo já tendo caminhado uma longa trajetória profissional. Ainda tem aquelas pessoas que pensam que estão tendo sucesso sem o ter de fato, vivem uma ilusão porque a sua visão é limitada. Dizem que cada um tem sua própria concepção do que é ter sucesso, isso pode estar certo se a referência for à quantidade de dinheiro. Porém, o sucesso precisa ser sólido e constante independente da sua utopia.
Se você quer um sucesso real, não uma ilusão. Se você quer um sucesso firme e constante, precisa aprender a trabalhar com o foco nos alicerces do seu negócio. Quem escolhe focar na reputação, acaba construindo algo muito bonito, mas muito frágil. Veja quais crenças podem estar te levando a construir uma ilusão.
Muitas pessoas medem o seu sucesso financeiro pela quantidade de dinheiro que entra no caixa. Porém isso é notado de forma limitada, pois medem o lucro de forma mensal, quando o ideal para uma empresa, é medir o lucro de forma anual, no mínimo. O lucro também não é tudo o que entra, porque existe a necessidade de separar parte para capital de giro e despesas da empresa.
Imagine duas lojas de roupas. A loja A recebeu em seu caixa R$35 mil, o dono da loja pegou esse dinheiro, pagou despesas, funcionários e impostos. Ao final lhe sobrou R$12mil, ele ficou com esse dinheiro para gastos pessoais. A loja B recebeu em seu caixa $30mil, separou $5mil para capital de giro, pagou seus funcionários, pagou as despesas da loja e os impostos. Fazendo isso pegou $7mil para gastos pessoais.
A pergunta não é qual loja dá mais lucro, mas qual loja é capaz de sobreviver em uma crise. Passando dois anos, a loja A não terá nenhuma reserva financeira, enquanto a loja B terá 120 mil para emergências. Isso vai determinar qual empresa tem mais sucesso e é mais forte. O capital de giro é indispensável para o sucesso de uma empresa. Ainda que a gestão seja bem estruturada, não é possível ter controle sobre ações externas como crises e outros acidentes. Se você não te reserva, não tem capital de giro, você não tem nada sólido.
Algumas pessoas pensam que só não fizeram sucesso ainda porque o seu negócio não foi valorizado ou descoberto pelas pessoas certas. Essa é uma mentalidade de vitimismo, que coloca a culpa do seu fracasso em terceiros, também pode ser uma forma de pensar aprendida socialmente em seu núcleo de pessoas próximas.
Esperar pelo olhar do outro é a receita para o fracasso. Pessoas inteligentes e ativas irão se colocar nas brechas que encontrarem, para que se torne impossível ao outro não notá-lo. Além de ser muito bom, o trabalho que uma empresa apresenta deve se mostrar indispensável. Você cria a necessidade do cliente, você mostra o seu valor.
Você pode ser muito bom em fazer pães, porém para gerenciar uma padaria precisa entender sobre comunicação com clientes, finanças, marketing, regras sanitárias e outros. Perceba que fazer excelentes pães não é suficiente para vender bem. Você pode ter um talento muito bom, pode ser excelente em algo, realmente superior aos outros, mas isso não é suficiente.
Sempre existirão áreas que você não domina e você vai precisar de pessoas ao seu lado para conseguir continuar. Não é necessário que as pessoas façam por você, algumas vezes pode ser suficiente uma mentoria. Além de fazer mais do que você já sabe, é preciso entrar em contato com outras pessoas e formar parceiros.
Todo mundo precisa de ajuda quando começa algo novo, seja uma empresa ou programa de fidelização. Encontrar algumas pessoas que já tem experiência no mercado faz toda a diferença, porque essa pessoa conseguirá perceber pontos que você ainda não encontrou e muitos problemas serão evitados.
Tem quem acredite que vai haver uma atitude inovadora que irá lhe garantir sucesso financeiro, como encontrar o pote de ouro no final do arco-íris ou o diamante no final do mina. Porém, não existe uma ação capaz de fazer isso. O sucesso não depende de uma ação, mas de várias ações feitas com excelência!
Aprenda a cercar sua empresa de estratégias. O programa de fidelização é uma delas e dentro delas há diversas outras possibilidades de ações que irão fortalecer o programa de fidelização e a sua empresa. O sucesso financeiro não é quanto você ganha, mas o que você faz com o que você ganha e como você proteje aquilo que já tem.
Leia também Perfil e atitudes de um verdadeiro empreendedor