AJUDA

10 tipos de empreendedores: qual é você?

Existem diversos tipos de empreendedores, cada um com suas características e abordagens específicas. Aqui estão alguns exemplos dos tipos de empreendedores que podem ser encontrados no Brasil:

Empreendedor Individual

São aqueles que iniciam um negócio por conta própria e são os únicos responsáveis por ele. Eles podem atuar em diversas áreas, desde prestação de serviços até comércio e indústria. Eles são responsáveis por tudo no negócio desde execução, planejamento, marketing até controle financeiro.

Empreendedor Social

Esse tipo de empreendedor busca solucionar problemas sociais e ambientais por meio de seus negócios. Eles priorizam o impacto positivo na sociedade em vez do lucro financeiro. Os seus projetos são focados no bem comum acima de qualquer coisa, cada ação se sua empresa está alinhada ao seu propósito maior.

Empreendedor Digital

Focado em negócios online, esse empreendedor utiliza a internet como plataforma principal para comercializar produtos ou serviços, como e-commerce, marketing digital, criação de conteúdo para redes sociais, entre outros. Não é um empreendedorismo mais fácil ou mais barato que os outros, apresenta desafios e estratégias particulares e o empreendedor pode escolher a qual nível deseja expandir o seu público.

Intraempreendedor

Trata-se de alguém que inova e busca melhorias dentro de uma empresa já estabelecida. Eles agem como empreendedores dentro da estrutura da organização. Por isso, não são fundadores em de empresas, geralmente entram como sócios e cooperam com sua experiência e estratégias.

Startupeiro

Envolvido na criação e no desenvolvimento de startups, esse tipo de empreendedor busca criar produtos ou serviços inovadores que tenham potencial para crescimento rápido e escalabilidade.

Empreendedor Tradicional

Esse empreendedor geralmente administra negócios tradicionais e físicos, como lojas físicas, restaurantes, salões de beleza, entre outros.

Empreendedor Cultural

Atua no campo da cultura, arte e entretenimento. Pode envolver desde a gestão de artistas, produção de eventos culturais, criação e gestão de grupos artísticos, programas de rádio e TV, conteúdo de entretenimento para plataformas digitais, edição de livros, entre outros.

Empreendedor Rural

Envolve-se na criação e administração de negócios ligados ao setor agrícola e agropecuário, como fazendas, produção de alimentos orgânicos, maquinário, equipe especializada, entre outros.

Empreendedor de Franquias

Investe na aquisição e gestão de franquias de negócios já estabelecidos, seguindo um modelo de negócio previamente definido pela franqueadora. Um exemplo desde empreendedorismo é o empreendedor que abre um MC Donalds, uma Ótica Diniz ou  uma Farmácia São João.

Empreendedor de Impacto

Similar ao empreendedor social, esse tipo de empreendedor busca resolver problemas sociais ou ambientais por meio de negócios, mas também busca sustentabilidade financeira.

Lembrando que muitos empreendedores podem se encaixar em mais de uma dessas categorias, e a diversidade de tipos reflete a variedade de oportunidades e abordagens no mundo dos negócios.

Há 8 meses atrás
Facebook Twitter YouTube LinkedIn Instagram

Baixe nosso E-book Grátis